Caritas Inter-paroquial de AVV

1. O grupo Cáritas Inter-Paroquial foi constituído em 7 e Março de 2010, dia Nacional da Cáritas, na Celebração da Eucaristia presidida pelo Mons. Sebastião Pires Ferreira, Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo em representação do Bispo Diocesano D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira.
    Nesta Celebração foi fundado o Grupo Inter-Paroquial da Cáritas de Arcos de Valdevez, em resposta às necessidades deste Arcisprestado: valer às pessoas necessitadas, que têm vindo a surgir nestes últimos tempos.
    A caridade mergulha as suas raízes no coração da Igreja; portanto, temos que afirmar que não se pode conceber desvinculada da comunidade eclesial. A Cáritas encontra a razão profunda da sua existência no Mandamento Novo: “Amai-vos uns aos outros como eu os amei” (Jo 13, 34). Por isso, a Igreja é chamada ao serviço e cuidado dos mais pobres e necessitados. Existe Cáritas porque existe uma comunidade cristã.
    Todo o seguidor de Jesus Cristo, ainda que não pertença à equipa Cáritas, é chamado a servir os outros, especialmente nos mais pobres e desprotegidos e a sentir que a Cáritas é sua. Deve saber que sem a comunidade a Cáritas não existiria, que a Cáritas é da comunidade e que cada cristão faz parte da comunidade.
    O primeiro núcleo da acção sócio-caritativa da Igreja é a paróquia, portanto também o é da Cáritas. Assim como o Bispo dá a missão ao Pároco para que presida à comunidade na fé e a guie na santificação, também a dá para que acompanhe o exercício do serviço à caridade.